terça-feira, 23 de novembro de 2010

Urano, Neptuno e Plutão

"Olá, sou uma curiosa e apaixonada por astrologia bem como por plutão e seus efeitos e reparei que este não consta dos seus mapas assim como úrano e neptuno. Poderia explicar isso?"


Olá Carla,

Realmente não uso os planetas ditos "modernos" ou exteriores a Saturno, mas em compensação uso outras coisas ;) 
Ao ficarmos com menos planetas, todos os restantes irão reger dois signos (à excepção dos luminares) e isso faz com que haja uma maior ligação entre assuntos (casas) do mapa dando um acréscimo de informação, ao contrário do que seria suposto com menos 3 planetas.

Apesar de Úrano e Neptuno terem sido "descobertos" já nos séc. XVIII/XIX, durante muito tempo foram ignorados pelos astrólogos e foi durante o séc. XX (relativamente recente) que se deu grande importância a estes, juntando-se-lhes Plutão e asteróides. Aí foi necessário atribuir-lhes regências e significados. Penso que nem tudo foi pacifico e muita controvérsia foi gerada, até se chegar a um acordo (quando houve), acabando por assentar em bases pouco sólidas.

Quanto aos significados, não seguiram a mesma linha da astrologia que se vinha praticando desde os primórdios, em que a natureza dos planetas tinha a ver com características astronómicas e com a maior ou menor proximidade ao Sol. Para os Trans-saturninos,  recorreu-se à mitologia ou a eventos ocorridos na época da sua descoberta. 

Úrano passou a reger  Aquário em vez de Saturno, Neptuno rege Peixes em vez de Júpiter e Plutão para Escorpião no lugar de Marte. Este tipo de atribuições por semelhança acaba por gerar também alguma confusão, e não tem a ver com o que se fazia antes em que as regências eram dadas pela ordem das esferas celestes e as estações do ano. 

Com isto, não significa que não valorize os planetas "modernos", mas sendo eu praticante de Astrologia Tradicional simplesmente não os uso nas minhas delineações astrológicas porque não faria sentido misturar as coisas...Sinceramente, nem dá para o fazer, já que assentam em bases bem diferentes e algumas até contrárias...

Espero ter-lhe sido útil ( e a todos os leitores em geral que tenham alguma curiosidade sobre este facto)

1 comentário:

  1. Sou leiga em astrologia, mas gosto de ler coisas sobre o assunto e ver o meu mapa e dos meus amigos e sempre achei esses três planetas muito importantes e essenciais.
    Viver e aprendendo!
    Obrigado por responder à minha pergunta.

    ResponderEliminar